Trabalho em equipe

Colégio Portinari




É dessa forma que o professor Zanin encara os desafios à frente do Colégio Portinari COC, escola que está em um momento de transformações

Angelo Franchini Neto

Lençóis Paulista, a Cidade do Livro. Mas poderia também ser chamada da cidade do querido professor Mário Zanin Ferreira. Mantenedor do Colégio Portinari COC, ele recebeu a equipe da Revista O Comércio para um bate papo descontraído sobre a sua carreira de professor e, principalmente, como empresário.

O que poucas pessoas sabem é que Zanin é engenheiro e até hoje trabalha na área. Mas, e a paixão pela educação, surgiu de que maneira? “Em 1983, após um convite, comecei a dar aulas em Cursinho Pré-Vestibular e foi nesse momento que despertou em mim a vocação para professor”. Além da formação em Engenharia, Zanin também cursou Física e Pedagogia, dando mostras de que a sala de aula seria o seu lugar no mundo. “Muitas coisas mudaram de quando comecei a dar aulas até os dias de hoje. Precisamos estudar diariamente, para que possamos estar prontos diante de todas as novidades dos mundos científico e cultural”.



Em 1994, Zanin teve a sua primeira experiência como empresário à frente da escola COC, em Bauru. Seis anos mais tarde, vendeu a sua parte na sociedade e, em 2003, começou a dar aulas no Preve Objetivo, em Lençóis Paulista. Foram 14 anos até que, no ano de 2017, assumiu a escola. “Fizemos muitas mudanças de lá para cá, entre elas posso destacar o nome (passou de Preve Objetivo para Colégio Portinari), de imóvel (agora, a escola está localizada em um espaço mais amplo, moderno e confortável) e do material didático (COC)”. Esse último passo, aliás, vem dando o que falar. “Começamos a namorar o COC em agosto do ano passado e acabou dando certo”.

Além da adoção do novo material didático, a nova fase do Colégio Portinari COC também tem como destaque a contratação de novos profissionais. Todos eles coordenados pela diretora administrativa Elizabete Fornazari, pela diretora pedagógica Sandra Lima e pelo próprio mantenedor, professor Zanin. Aulas de Orientação Profissional, Educação Socioemocional, Robótica, Ginástica Rítmica/Dança, Interpretação Textual, Obras Literárias, Sanda, Xadrez, Música/Banda, Redação e Projetos Educacionais também são trabalhadas.

“É extremamente importante para o aluno se sentir à vontade, pois isso faz com que ele fique mais na escola e ao mesmo tempo desenvolva suas competências. Ainda nesse ano vamos montar um Cursinho Pré-Vestibular bem forte, com o melhor material que o COC tem a oferecer e também com plantões frequentes. Essa é nossa maneira de trabalhar, sempre com novidades e dando total atenção ao aluno”, finaliza o Empresário do Mês.