Unimed promove exposição de quadros de artistas com Síndrome de Down

SITE

Ação é desenvolvida com praticantes do GapsDownLP (Grupo de Apoio as Pessoas com Síndrome de Down de Lençóis Paulista)

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, a Unimed Lençóis Paulista promove uma exposição de quadros pintados por Emanuel Davi Gimenez, o Manu, de 24 anos, e Danielle Vitória dos Santos Santana, de 19 anos, ambos com Síndrome de Down. A exposição acontece entre os 13 e 31 de março, Farmácia Unimed, no Centro de Análises (laboratório) e no Centro de Atendimento. A entrada é gratuita, aberta para pessoas com e sem plano de saúde, e todos estão convidados a prestigiar as obras de arte produzidas pelos artistas com Síndrome de Down

Emanuel e Danielle são participantes do programa GapsDownLP (Grupo de Apoio as Pessoas com Síndrome de Down de Lençóis Paulista). O Programa é uma ação de medicina preventiva da Unimed Lençóis Paulista e foi idealizado há 11 anos pela médica Dra. Irene Andrade. O GapsDownLP atende pessoas nascidas com Síndrome de Down, com e sem plano de saúde, e suas respectivas famílias, orientando e preparando-os para a inclusão na sociedade e proporcionando qualidade de vida dentro de suas possibilidades.

“É sempre gratificante divulgar o trabalho junto ao GAPSDownLP. O grupo só tem crescido porque nossas ações têm se firmando em prol das famílias que têm pessoas com a condição de síndrome de Down”, afirma Dra. Irene Andrade, coordenado do departamento de medicina preventiva da Unimed e fundadora do GAPSDownLP. “Por meio do GapsDown, a Unimed desenvolve um trabalho fantástico com as pessoas com Síndrome de Down, principalmente as crianças e os adolescentes. Toda a equipe está de parabéns, em especial a Dra. Irene que cuida desse programa com tanto carinho”, afirma o presidente da Unimed Lençóis Paulista, o Dr. Francisco Antonio Grillo.

A exposição de quadros é uma das atividades do Programa através de seus parceiros e tem como objetivo valorizar a produção artística e o desenvolvimento dos integrantes do grupo. Segundo Dra. Irene Andrade, a mostra é uma forma de destacar o talento e a sensibilidade dos artistas com Síndrome de Down. “Essa exposição é uma maneira de mostrar à sociedade que a pessoa com Síndrome de Down é capaz de produzir arte e de expressar suas emoções e sentimentos através da pintura”, destaca a médica.

A mãe de Emanuel, Fátima Gimenez, destaca o apoio e as indicações que o grupo ofereceu para o desenvolvimento do filho. “O Emanuel se desenvolveu muito desde que começou a participar do GapsDownLP. Foi graças ao GapsDown que ele teve acesso às aulas pintura com a professora Cleide Lorenzetti. Eu e minha família somos muito gratas à Unimed, ao GapsDown e a Dra. Irene, que tanto ajuda as crianças com Síndrome de Down.”, afirma. Já a mãe da Dani, Lucimara dos Santos, ressalta o papel do grupo de apoio na vida da filha. “O GapsDownLP tem sido uma grande ajuda para a nossa família. Através do programa, minha filha tem acesso a atividades e terapias que contribuem para o seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, da família, vemos como tudo isso faz bem para a Dani. Só temos que agradecer a todos os envolvidos no GapsDown”, diz.

A exposição é uma oportunidade para que a comunidade conheça o talento e a capacidade dos artistas com Síndrome de Down e para que o público possa apreciar as obras expostas. A iniciativa da Unimed Lençóis Paulista reforça seu compromisso com a inclusão e valorização da diversidade, oferecendo um espaço de expressão e visibilidade para artistas com deficiência intelectual.