Viver Espaço Ser: A pessoa vista como um todo

SITE

Massagem terapêutica busca tratar a dor e devolver qualidade de vida

 

A imagem que une massagem e relaxamento é histórica e o tempo mostrou que ela é realmente eficiente. Mas, é verdade que existem muitos tipos de massagens com resultados diferentes, de acordo com cada necessidade. Um dos tipos é a massagem terapêutica, que no Viver Espaço Ser tem como objetivo devolver a qualidade de vida, as condições de saúde e a sensação de bem-estar e felicidade das pessoas.

“Se a pessoa está em constante estado de dor, dificilmente vai olhar para a vida de forma leve, mais alegre e feliz. E é esse o objetivo da massagem terapêutica, restituir este estado de plenitude”, explicou o terapeuta e massagista Álvaro Alexandre de Azevedo, que ao lado de sua esposa, a terapeuta Estela Martins de Azevedo, é responsável pelo Viver Espaço Ser.

Segundo Álvaro, com sua massagem, o objetivo é atender não apenas a parte do corpo que doe, mas a pessoa como um todo. A diferença, segundo ele, está na abordagem, na maneira como ele vê quem procura pelo Espaço. “Eu não atendo a outra pessoa, mas a mim mesmo, sou eu com aquele problema, naquela situação, e eu querendo muito resolver o meu problema. Este é o aspecto, a diferença, eu realmente me coloco ali. Vai ter coisas que não vou conseguir resolver na primeira massagem, mas estou sempre aprendendo. Sempre vou procurar saber mais. O interesse pelo outro é diferente, vejo como a mim mesmo, e me colocando no seu lugar. Essa é a conduta que adotamos para todas as práticas do Espaço. Se elas transformaram as nossas vidas, porque não apresentar para outras pessoas. Este é nosso trabalho, mas também um propósito de vida”, afirmou.

De acordo com Álvaro, através da queixa do paciente, é possível mapear e fazer uma análise da sua estrutura física, através do uso das mãos. Por isso, nenhuma massagem é igual à outra, nem mesmo quando feita na mesma pessoa. “Minha terapia é 100% manual, não uso nada que altere essa sensação tátil, dos músculos, tendões e nervos. Assim, qualquer alteração eu vou perceber”, garantiu.

O objetivo não é só atender o que se manifesta como dor ou incômodo, mas a causa, que pode ter diversas origens, inclusive, emocional. “Quando a pessoa vem para a massagem, recebe um tratamento completo e sente, não só o alívio da dor, mas que outros pontos foram trabalhados. Nunca atendo apenas à queixa da pessoa, porque seu relato é a consequência de algo que originou a dor, que pode ser uma emoção, uma postura ou algo que afete seu campo energético. Por exemplo, uma guerra em outro país, pode gerar uma tensão pelo medo das consequências. Mas, também pode ser um dano físico, como um acidente ou lesão, que com o passar do tempo levou a um problema maior”, disse Álvaro.

De acordo com Álvaro, o corpo reage as emoções, gerando os pontos de desequilíbrio. Quando a massagem toca esses pontos mexe com as emoções que se acumularam. “A medida que você vai trabalhando e tocando essas emoções, a pessoa vai sentindo e reagindo. De acordo com a visão holística, todos os nossos males físicos e mentais são decorrentes de emoções – raiva, estresse, tristeza e emoções ao longo da vida. Tudo isso se manifesta de alguma forma, porque nosso corpo recebe as informações. Por isso, é preciso ouvir e entender através da conversa e do toque se existem ali emoções mais profundas que precisam ser cuidadas”, analisou.

A massagem terapêutica faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), oferecidas no Viver Espaço Ser, como Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki, Ayurveda (Medicina Natural Indiana), Acupuntura, entre outras. E todas, de acordo com Estela, tem o propósito de restabelecer a  qualidade de vida e contribuir com a saúde das pessoas, sem interferir na opinião médica, caso estejam em tratamento convencional. “Nem tudo é cirúrgico e nem tudo as práticas resolvem. Na verdade, medicina e PICs se  complementam”, garantiu.

 

Serviço: Rua Énio Giovanetti, 216 – Jardim São João. Telefone: (14) 99745-6188

https://viverespacoser.wixsite.com/meusite

instagram.com/viverespacoserlp/

facebook.com/Oespacoser