Se você nunca se preocupou com a saúde das suas costas, adotando posturas erradas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas da dor nas costas. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida. Com o passar do tempo, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio).
A dor nas costas também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco referido como “mau jeito” ou queda. Esta dor é intensa, afeta sempre um dos lados e dificilmente abrange os dois membros. Em geral começa na nádega, parte de trás da coxa e a panturrilha. Aos mínimos movimentos surge uma pontada extremamente dolorosa na nádega ou em algum local da perna. A elevação do membro é difícil ou mesmo impossível.
Em um grande número de casos de dor nas costas, não se chega a um diagnóstico claro. Geralmente, no decorrer do tempo, vários fatores de risco atuam em conjunto ocasionando a dor: condicionamento físico deficiente, má postura, mecânica anormal dos movimentos, pequenos traumas, esforço repetitivo. Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento. Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado, executando tarefas repetitivas. É o caso de pessoas que trabalham em terminais de computador ou executando tarefas que requerem precisão, tais como: dentistas, desenhistas, cirurgiões, operários de montagem. Para pessoas que praticam algum tipo de esporte, fazer exercícios de alongamento antes e depois da prática esportiva prepara os músculos para a atividade muscular, ajudando na prevenção de lesões.
Aqui estão algumas boas idéias para cuidar de dor nas costas:
– Use uma bolsa térmica (ou uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha) por 20 a 30 minutos
– Use um pacote com gelo enrolado em uma toalha durante 20 minutos, de uma a quatro vezes ao dia.
– Tome analgésicos sugeridos por seu médico. Quando você dormir ou deitar-se, mantenha em mente as seguintes dicas:
– Descanse em um colchão firme. Pode ser útil deitar de costas com os joelhos elevados ou deitar de lado com seus joelhos dobrados.
– Ponha um travesseiro debaixo dos seus joelhos enquanto estiver deitado (a).
– Durma sem travesseiro sob sua cabeça.
Aqui estão algumas dicas para mover ou levantar objetos pesados:
– Não utilize seus braços para tentar mover um objeto pesado. Vire-se e empurre-o de costas, de maneira que suas pernas absorvam a carga.
– Dobre seus joelhos e quadril e mantenha o dorso ereto quando você for levantar um objeto pesado.
– Não levante objetos pesados acima da altura da sua cintura.
– Segure objetos que esteja carregando próximos a seu corpo, com os braços dobrados.
Para descansar as costas, faça estes exercícios por 5 minutos ou mais tempo:
– Deite de costas, dobre seus joelhos, e ponha travesseiros sob eles.
– Deite de costas, coloque um travesseiro sob seu pescoço, dobre seus joelhos em um ângulo de 90 graus e ponha as panturrilhas e pés sobre uma cadeira.
– Deite de costas, dobre seus joelhos, traga um joelho de encontro ao peito e segure-o. Repita este movimento com o outro joelho, depois traga ambos os joelhos de encontro ao peito. Ao segurar o joelho contra o peito, segure sua coxa ao invés da panturrilha.
Consulte seu médico se a dor está mais forte apesar do tratamento.
