Fiz uma cirurgia e já quero fazer outra…
Já me sinto bem. Estou com dinheiro reservado. Estou com tudo programado para meu repouso e cuidados.
Agora me restou a dúvida… eu posso? A partir de quando eu posso fazer? É seguro depois de quanto tempo?
Nós aqui do canal procuramos fazer vídeos explicando as dúvidas cotidianas de nossos seguidores. Tudo que vocês nos perguntam ou falam, viram vídeos.
Vou dar um exemplo.
O tema de hoje veio de uma paciente que fez cirurgia de redução mamária. Retirou uma grande quantidade de tecido mamário e teve um alivio imenso das suas queixas além de ter ficado com as mamas mais bonitas…
Ela relata o seguinte:
“Dr. Eu adorei minhas mamas mas tem algo que está me incomodando. Agora eu só enxergo a minha barriga. Algo que antes a minha mama encobria. Quero operar logo o abdome. Kkkkk. Eu posso?”
Geralmente os pacientes passam por um período difícil nas primeiras semanas de cirurgia. Porém, quando a satisfação é alta, logo a paciente já está com desejo de realizar outra cirurgia.
Realmente, a satisfação é grande quando conseguimos melhorar algo em nosso corpo que nos incomodava e logo já sentimos um desejo de melhorar outras partes que ficaram para trás.
A ansiedade está a mil…
Mas vendo por esse lado… a mente já está preparada, porém o corpo pode ser que ainda não.
– O nosso corpo leva um tempo para se recuperar da anestesia e também dos diversos medicamentos que ingeriu como os anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, anestésicos. Os nossos órgãos como fígado e rins também precisam se recuperar desse estresse.
Em média necessitamos de 3 meses para uma recuperação completa a depender do tipo de cirurgia e padrão de paciente. Cirurgia maiores como mama, abdome, lipo ou pacientes pós-bariátricos com cirurgias grandes cerca de 6 meses.
No exemplo da nossa seguidora acima. Ela fez uma redução de mama e agora gostaria de operar o abdome. Será que ao virar a paciente para uma lipoaspiração nas costas, a mama dela já estará bem cicatrizada, sem inchaço? Caso contrário, ela poderá sentir dor ou atrapalhar a cicatrização. Imaginem se essa mama tenha uma prótese de silicone… hummmm… fica arriscado comprimir por 2 ou 3 horas as mamas enquanto eu realizo a lipoaspiração das costas.
Além da questão da posição, temos que pensar se o nosso hematócrito, ou seja, se nossas hemácias voltaram a um padrão normal. Lembrem-se, operar com anemia é mais arriscado.
Cada paciente tem seu tempo… vale a pena avaliar sempre em conjunto com o seu cirurgião o momento mais correto para essa nova cirurgia.
E quantas cirurgias eu posso fazer se eu souber esperar o tempo correto?
Ora, quantas você quiser e forem necessária.
