Você sabe o que é Fadiga Pandêmica?

WhatsApp Image 2021-05-18 at 07.46.43

WhatsApp Image 2021-05-18 at 07.46.43

Caso você esteja se sentindo: cansado, desanimado, apático e exausto em seu dia-a-dia – você não está sozinho.

Segundo a OMS (OrganizaçãoMundial da Saúde), o longo período de isolamento social, bem como, as mudanças que a pandemia do covid-19 impôs às nossas rotinas, gerou uma sobrecarga que chamamos de fadiga pandêmica.

Ninguém estava preparado e a pandemia chegou afetando as mais diversas áreas da vida na maioria da população.

Nos obrigou a adotar medidas sanitárias que não estávamos acostumados, tais como: o uso de máscara de forma sistemática e o distanciamento social. Os trabalhadores, em sua grande maioria, estão assustados com a quebra de empresas e o fato de, a qualquer momento, ficarem desempregados.

O fechamento de escolas e da maioria dos espaços de diversão e lazer isolou a população e reduziu o contato próximo com as pessoas, algo tão importante para a saúde mental.

Todos esses fatores associados ao elevado número de mortos, bem como, ao medo sempre presente de contaminação, podem levar muitos á exaustão mental.

As consequências desse “tédio” causado pelo longo período de distanciamento podem ser sérias e afetar a vida e a saúde mental de muitas pessoas. Muitos tendem a falhar nas medidas de proteção, começando a se reunir em grupos, e não utilizar as máscaras e protocolos de higiene, ou então, tendem a interpretar uma queda do número de infectados como um “sinal verde” para retomar a vida como era antes.

A fadiga também pode levar algumas pessoas, mais sensíveis ao estresse, a um consumo maior de álcool, cigarros e compras em lojas virtuais.

Não existe uma fórmula pronta para lidar com o cansaço e estresse que todos vivemos a mais de um ano, no entanto, uma fase de isolamento também pode ser um momento de olhar para dentro de si mesmo e entender o que realmente o deixa entediado. Não poder sair para lugares que antes lhe davam prazer é triste, mas também, pode ser um momento de reinventar-se e fazer coisas que, antes da pandemia, você talvez estivesse sempre adiando.

Algumas pessoas podem redescobrir o prazer de fazer pequenas reformas e pinturas em casa,ou então, de ler aquele livro que há muito tempo empoeira na estante. Faça uma lista de coisas que podem ocupar seu tempo e lhe dar prazer no final de semana ou em suas noites.

Podemos encontrar muita satisfação e significado em atividades que, até então, não eram valorizadas. Montar um quebra-cabeças em família pode ser bem mais do que um passatempo, e sim, uma forma de interagir de forma verdadeira e amorosa com quem você ama e convive todos os dias. “A vida é uma boa professora e amiga. Se pudéssemos perceber, veríamos que tudo está sempre em transição.” Vai passar!