Cuidados para uma pele jovem e saudável

SITE

Mais pessoas procuram por tratamentos porque procedimetos estão mais acessíveis, diz especialista

 

O número de pessoas preocupadas em cuidar da pele vem aumentando, segundo Danilo Augusto de Souza Silva, formado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp), e especialista em cirurgia bucomaxilofacial, que está concluindo sua especialização em harmonização facial. O aumento na procura por tratamentos ocorre porque os procedimentos têm ficado mais acessíveis, de acordo com Danilo.

Entre os principais problemas que a pele pode apresentar estão o melasma, pele oleosa (que gera a acne) e as rugas. Para prevenção, não existe segredo, basta continuar usando protetor solar em qualquer estação do ano, priorizar cosméticos para uso tópico, promover a suplementação com medicações via oral, sempre indicadas por um especialista, e ingerir água suficente para manter o corpo hidratado.

Mas, se mesmo assim os sintomas aparecerem, Danilo explica que o é posssivel minimizar. “Com o problema já instalado, o profissional vai identificar qual a necessidade e indicar o que deve ser feito. O tratamento pode ser executado diretamente pelo profissional ou indicado algum tratamento para ser feito em casa mesmo”, afirma.

Isso porque, de acordo com ele, muitos tratamento podem ser feitos em casa, sem risco e com bons resultados. Mas, desde que seguidas as orientações de um profissional. “É possível cuidar em casa. Todos os tratamentos, independente do problema, demandam que o paciente mude hábitos, como melhorar alimentação, ingerir mais água, usar o protetor e cuidar da pele com medicações de uso tópico, como hidratante, cremes e géis, entre outros”.

Porém, se o caso é de tratamento na clínica, o especialista orienta que é preciso identificar qual a necessidade específica para cada caso. “Os tratamentos indicados são bem variados. Vão desde a forma que o paciente lava o rosto, passa o protetor solar, qual produto está usando no rosto, até tratamentos mais específicos depois de uma avaliação minuciosa da pele, como peeling, microagulhamento,  injeção de produtos na pele (mesoterapia), fototerapia e medicações via oral. Mas, cada caso é um caso, e  o tratamento deverá ser exclusivo e específico para cada paciente”, orienta.
Danilo também reforça a importância de procurar ajuda profissional logo no início. “É indicado procurar o profissional logo do aparecimento do problema, assim o tratamento será mais simples e rápido. Quando já instalado o problema, se torna mais demorado. Mesmo sem sintomas, é interessante a consulta para avaliação, orientação e a prevenção. Assim, é possível ter uma pele saudável e jovem por mais tempo”, conclui.

 

Serviço: Rua Coronel Virgilio Rocha, nº 28 – Centro

Telefone: (14) 3264-4573 | (14) 99162-9691