O clima seco do inverno que requer maiores cuidados com os olhos, que sofrem com a baixa umidade do ar. O ressecamento das lágrimas pode provocar a síndrome do olho seco, formada por vários fatores que levam à má lubrificação do olho. O oftalmologista, Daniel Ramos Parente, dá dicas de prevenção e cura.
Complicações: O quadro clínico da disfunção lacrimal pode variar de desconforto leve a casos mais graves, podendo levar a sérias complicações, como úlcera de córnea e perfuração ocular. A produção de lágrimas geralmente diminui com a idade.
Mulheres: O olho seco pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, em qualquer idade. Embora os casos mais frequentes sejam em mulheres, principalmente após a menopausa.
Outras doenças: O olho seco pode estar associado a inúmeras doenças, principalmente artrite reumatoide. Alguns remédios podem também provocar o olho seco. Uma vez que o uso desses medicamentos seja necessário, o efeito colateral do olho seco pode ser tratado.
Lágrimas artificiais: A substituição das lágrimas naturais por artificiais é a forma mais corriqueira de se tratar a disfunção. Lágrimas artificiais são usadas na forma de colírio para lubrificar os olhos. Existem várias marcas no mercado que podemos orientar a mais adequada para cada caso.
Ambientes: A conservação da produção da lágrima é outra forma de tratar o olho seco. Evitar ambientes com ventiladores e ar-condicionado, utilização de vaporizador para manter a umidade do ambiente. Óculos com laterais fechadas ou de natação são úteis.
Informação: Atualmente, 34% dos brasileiros com idade acima de 18 anos têm algum sintoma ou nível de olho seco, e estima-se que mais de 20 milhões possuam algum tipo de disfunção ocular que cause a síndrome. Estudos mostram que muitos pacientes sofrem anos, ou toda a vida, com o desconforto sem saber que possuem a síndrome.
Tratamento: A Luz Pulsada é uma solução revolucionária e duradoura. Com um tratamento indolor e rápido, a síndrome do olho seco pode ser tratada com longa duração. Desde a primeira sessão, é possível sentir a melhora da qualidade da lágrima. Este tipo de tratamento reduz a vermelhidão e a necessidade de aplicação de colírios ou lubrificantes.
Serviço:
Clínica de Olhos – Dr. Daniel Ramos Parente
Avenida Nove de Julho, 467 . (14) 99802-7554 / (14) 3263-2833
E-mail: clinica.danielparente@gmail.com
Home Page: www.danielparente.com.br