Alistamento militar já pode ser feito pela internet

alistamento militar




Prazo vai até o dia 30 de junho, mas pode ser prorrogado devido à pandemia

Rafaela Damasceno

Todo cidadão brasileiro do sexo masculino precisa fazer o alistamento militar ao completar 18 anos. O processo é on-line e deve ser feito até o dia 30 de junho pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

Segundo Marco Alexandre Campanholi, responsável pela Junta Militar de Lençóis Paulista, o prazo ainda pode sofrer alterações devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas, a princípio, a data está mantida.

Em 2020 o prazo foi prorrogado até o dia 30 de setembro e medidas foram tomadas para evitar o contágio pelo vírus. O juramento à bandeira, por exemplo, foi realizado apenas em grupos de 15 pessoas, a fim de respeitar o distanciamento social.



Após o alistamento, é preciso comparecer à Junta Militar com originais e cópias de Certidão de Nascimento, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), comprovantes de residência e escolaridade. Também é recolhida uma taxa de R$ 4,60.

Quem não se alistar dentro do prazo está sujeito à multa. Em Lençóis Paulista, a Junta Militar fica no CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), na Rua Anita Garibaldi, 821, no Centro. Para esclarecer dúvidas, o telefone é (14) 3264-1437.

Devido ao Decreto nº 10.538, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2020, o juramento à bandeira está suspenso em decorrência da pandemia, mas um posicionamento mais concreto será dado ao longo dos próximos meses.

Após cumprir os processos necessários para o alistamento, o cidadão que reside em Lençóis Paulista e demais cidades da microrregião recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar, que inclui Exército, Marinha e Aeronáutica.