Bloqueio dos nervos geniculares do joelho

SITE

O bloqueio dos nervos geniculares, também conhecido por ablação, neuroablação ou rizotomia dos nervos geniculares, é um procedimento minimamente invasivo utilizado para aliviar a dor no joelho em pacientes que não obtiveram resposta satisfatória por meio de tratamentos conservadores.

Essa técnica tem se tornado cada vez mais popular devido à sua eficácia no manejo da dor e a sua abordagem menos invasiva em comparação a outros procedimentos cirúrgicos.

A técnica resume-se a um tipo de infiltração, só que invés vez de ser dentro da articulação (intra-articular), é fora da articulação (extra-articular) – ou seja, sem invasão do envelope da articulação. Ela é poupadora dos ramos motores, porém anestesia os ramos terminais sensoriais que inervam a articulação do joelho, resultando em anestesia do compartimento anterior do joelho. A distribuição da anestesia de cada nervo é principalmente no quadrante correspondente. Não há necessidade de internação, o paciente fica em observação cerca de 2 horas após o procedimento e liberado após esse período. É necessário realizar repouso relativo por 48h e não realizar prática de atividades físicas por, pelo menos, duas semanas, sendo importante seguir as orientações da equipe médica responsável.

Normalmente, os resultados do bloqueio genicular duram em torno de 1 ano e podemos repetir o procedimento, a depender da sintomatologia e análise sequencial do tratamento.