Dra. Salete responde #7

Sexual




Será que a amiga da Neiva tinha razão? Ter o pênis pequeno interfere na hora H?

Em vias gerais, o que a mulher espera de um homem na cama? J.B., 28 anos

Dra Salete Cortez – Essa é uma ótima pergunta. Primeiramente, na cama, ambos querem sentir prazer e ter pelo menos um orgasmo. Mas, sinceramente, as fantasias que os homens têm sobre o desejo das mulheres os deixam muito ansiosos. Pensam que a mulher deve ser procurada para transar com muita frequência, que o pênis deve ser maior que a média para dar prazer, que precisam proporcionar pelo menos dois orgasmos na mesma noite e que jamais poderão ter uma falha de ereção. Tais pensamentos não correspondem às necessidades femininas, em sua maioria, mas dizem respeito à referência de “macho” que ele idealiza.

Esse objetivo rígido faz do homem refém de si mesmo. O que os dois desejam deve ser conversado e experimentado de maneira natural, desde que seja de acordo com a vontade de ambos. Cada pessoa tem suas preferências e caminhos facilitadores para se atingir o orgasmo. Resta se permitir desenvolver e ampliar o repertório sexual e conversar sobre as preferências de cada um.



Traí a minha esposa apenas por um desejo sexual. Sou a pior pessoa do mundo? C.A.B., 38 anos

Dra Salete Cortez – Estamos aqui na vida para aprender algo com as nossas experiências. Julgar o seu comportamento não proporcionará grande avanço. Acredito que possa refletir sobre os motivos que o levaram a isso. Muitas vezes o casal está distante não só sexualmente, mas também aquela cumplicidade de antes já não existe mais. Facilmente a rotina nos leva a abrir mão de tudo o que encantava na companhia um do outro. Se você está distante, pode ser que ela também sinta o mesmo. Que tal aproveitar o momento e buscar uma maior aproximação, boa conversa e mais momentos para a intimidade e o lazer a dois?

Por que não consigo manter uma ereção? (já fui ao médico e não tenho qualquer problema de saúde) J.M.P., 40 anos

Dra Salete Cortez – Quando a disfunção erétil é de causa psicogênica, o melhor tratamento é a psicoterapia com um profissional experiente e especialista em Sexualidade Humana, na qual, através da compreensão da personalidade e do histórico do desenvolvimento afetivo e sexual, elaborará uma proposta terapêutica voltada para a diminuição do(s) sintoma(s).

Muitos médicos, amparados por pesquisas e prática clínica, prescrevem o citrato de sildenafila como facilitador da ereção, mas seus efeitos positivos não se mantêm muito tempo diante do quadro de ansiedade que só tende a aumentar. Se a causa for psicogênica, busque o profissional certo. No curso de Psicologia não há uma única aula sobre sexualidade humana. Busque um psicólogo especialista.

Meu novo namorado tem um pênis menor que a média e isso não me satisfaz na cama. O que posso sugerir a ele? N.L.T., 20 anos

Dra Salete Cortez – O tamanho do pênis não influencia drasticamente no prazer da mulher, porém, pode pesar e muito quando o quesito é o prazer psicológico. Visualmente um pênis grande pode gerar uma maior atratividade, mas muitas mulheres afirmam que os homens de pênis pequeno tendem a transar melhor por serem bem menos apressados, extremamente caprichosos nas preliminares, como uma forma de compensar o tamanho, além de proporcionar um sexo anal mais confortável.

Trata-se de um assunto delicado. A autoestima masculina pode ser afetada quando o homem se sente inferiorizado por acreditar que seu pênis é menor que o dos outros. O aumento de pênis com finalidade cosmética não é recomendado pela comunidade científica nem pela Sociedade Brasileira de Urologia. Busque ser criativa e explore mais as possibilidades.