Fortalecer a comunidade

SITE

Zilor apoia projetos incentivados e quer despertar empresas para que também beneficiem iniciativas locais

 

A  Zilor Energia e Alimentos atua, desde 2007, com projetos via leis de incentivo que destinam recursos oriundos do recolhimento do Imposto de Renda e ICMS para o desenvolvimento de iniciativas e ações que impactam as áreas cultural, esportiva e social. Mas, a Zilor também quer sensibilizar outras empresas para que façam o mesmo, destinando os recursos fiscais para projetos locais. Nos últimos dois anos a Zilor aportou R$ 8,9 milhões em projetos incentivados, segundo dados da própria empresa.

Este ano, o fomento à apresentação e realização de projetos incentivados teve como marco o  lançamento, em junho, da plataforma de capacitação IncentvAção, que oferece informações e capacitação para proponentes e empresas interessadas.

Segundo Ana Rita Camargo Cocito, coordenadora de comunicação e responsabilidade social do grupo, o objetivo é capacitar proponentes para que criem e inscrevam os projetos da forma correta para que sejam aprovados. “A plataforma é uma iniciativa que desenvolvemos para estarmos mais próximos dos nossos proponentes, pessoas que se dispõe a inscrever um projeto que utiliza recursos do IR ou ICMS”, explicou.

Deliana Ghirotti Ramalho, analista de comunicação e responsabilidade social, acrescentou que a iniciativa é também sensibilizar as empresas. “São dois públicos: pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvem os projetos, e também as empresas que podem ser patrocinadoras, ou seja, que recolhem o IR ou tem retenção de ICMS e pela plataforma podem aprender o trâmite ou caminho de como fazer a doação”, afirmou. As aulas na plataforma vão até o final deste mês.

Ana Rita ressaltou que mais de 90% das empresas brasileiras não aproveitam todos os benefícios fiscais que possuem e que poderiam retornar para a comunidade, por meio das leis de incentivo, gerando emprego, renda e transformação social. “É este o objetivo da plataforma, trazer informações tanto para proponentes quanto empresas. Entendemos que nosso papel é de contribuir com a sociedade com essas informações e estimular outras empresas a também aportar seus incentivos nas comunidades, gerando uma transformação social muito positiva”, disse.

Nos últimos dois anos a Zilor aportou, em responsabilidade social, R$ 8,9 milhões em projetos incentivados. “É um montante relevante. Mas, uma das premissas da empresa é que possamos investir em proponentes da cidade, porque existem propostas que chegam de todo país, mas preconizamos e incentivamos este investimento local para geração de emprego e renda, e para que este recurso fique aqui, e outras empresas sigam o mesmo caminho”, concluiu Ana.

Um exemplo do impacto que a destinação a projetos incentivados causa à sociedade é a construção do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, que teve destinação da Zilor e de outras empresas da cidade, e mantém sua programação via lei de incentivo, gerenciada pela Associação Lençoense de Incentivo à Cultura (Alic).