Hemolab realiza exame toxicológico exigido por lei

SITE

Mudanças no CTB entraram em vigor este mês; exigência de exame é para categorias C, D e E

 

Entrou em vigor neste mês de julho a obrigatoriedade de realização do exame toxicológico para condutores habilitados nas categorias C, D e E, que dirigem veículos de carga como caminhões, carretas e ônibus, e também para aqueles não mais utilizam na função profissional, como aposentados, ou que utilizam os veículos como passeio. Após alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estes motoristas deverão realizar o exame a cada 2 anos e 6 meses a partir da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com Reinaldo Taminato, responsável técnico pelo Hemolab Laboratório de Análises Clínicas, o exame é feito a partir da análise de um fio de cabelo e consegue detectar drogas consumidas nos últimos três meses, a partir da data de coleta da amostra. Para a análise, o fio de cabelo deve ter, no mínimo, três centímetros. Quando não tiver este tamanho, podem ser coletados pelos do corpo, que, neste caso, indicam uso de substâncias dos últimos 6 meses.

De acordo com Reinaldo, a menor quantidade de consumo das substâncias pode ser detectada pelo exame, que identifica o uso de substâncias como maconha, haxixe, cocaína, crack, codeína, anfetaminas, ecstasy, metanfetaminas, entre outras.

Se o consumo das substâncias for contínuo, conforme o cabelo vai crescendo, os componentes da droga ficam fixos nos fios. O exame também é conhecido como análise da queratina, e a detecção da substância ilícita por meio dos pelos corporais tem a mesma eficácia das mechas de cabelos.

Para motoristas profissionais que trabalham em regime de CLT, a responsabilidade tanto pela realização quanto pelo custeio da análise é da empresa empregadora. Os motoristas profissionais das CNH C, D e E que não possuem registro de trabalho CLT deverão custear seus próprios exames dentro dos prazos da lei.

No Hemolab, os resultados dos exames toxicológicos ficam disponíveis em até três dias úteis após a coleta, caso não haja nenhuma intercorrência, segundo Reinaldo. O laboratório possui 40 anos de atividades em Lençóis Paulista, foi o primeiro da cidade a contar com sede própria, construída dentro das necessidades técnicas exigidas para um laboratório de análises clínicas, atendendo a todos os critérios de segurança e acessibilidade, além de oferecer conforto a seus clientes.

Desde 2004, conta com um Sistema de Controle Interno de Qualidade, homologado pelo Programa de Excelência de Laboratórios Médicos (PELM) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Além disso, conta com a certificação ISO 9001 desde 2015.

O que, segundo Reinaldo, confere total segurança aos serviços prestados por sua equipe, desde exames laboratoriais em geral, exames hormonais, marcadores tumorais, toxicológico e ocupacional, DNA, exames laboratoriais de pré-natal, teste do pezinho, sexagem fetal oferecidos por meio dos principais convênios, além de exames laboratoriais de medicina ocupacional.

Serviço: Rua Geraldo Pereira de Barros, 157 – Centro (rotatória do cemitério municipal)

(14) 3263-2324 – Whatsapp: (14)99861-0527

www.hemolablp.com.br