Infecções osteoarticulares

SITE 02

As infecções osteoarticulares (IOA) são mais comuns do que pensamos, isto se deve ao aumento das cirurgias ortopédicas, seja por cirurgias reparativas que encontramos devido ao desgaste natural do osso ou por algum trauma que o paciente possa sofrer como os acidentes automobilísticos.

Notamos um aumento do número de atendimentos na medicina do trauma, cada dia há mais registros de acidentes que envolve carros, motos e bicicletas, percebe-se também uma dinâmica do trauma diferente em relação aos anos anteriores, como os acidentes que envolvem motocicletas relacionadas com velocidade. Quanto maior a velocidade, maior o impacto do trauma e maior a lesão. Efeito bola de neve.

Existe vários tipos de IOA, porém vou falar principalmente da osteomielite. É uma infecção óssea que pode acometer desde crianças até adultos em qualquer idade. No adulto pode ocorrer após algum tipo de cirurgia, principalmente a cirurgia ortopédica. Pode ser aguda ou crônica. Normalmente, o problema é resolvido quando diagnosticado na fase inicial e tratado com a administração de antibióticos. No entanto, sem tratamento, pode causar sequelas, com necrose da área afetada, deformação e perda óssea. O processo infeccioso pode desencadear também o surgimento de abscessos em músculos e articulações.

Os sintomas em crianças nos casos agudos podem surgir com febre e vermelhidão no local afetado e limitam bastante o movimento. Os processos crônicos em adultos são mais traiçoeiros. A pessoa pode permanecer sem sintomas durante meses ou anos. Comumente, a osteomielite crônica causa dor óssea, infecções recorrentes do tecido mole sobre o osso (como as cartilagens) e drenagem constante ou intermitente de pus através da pele.

O diagnóstico é feito com exames de sangue e também com exames de imagem, como radiografias e ressonâncias.

O tratamento é feito com antibióticos e em alguns casos são necessárias cirurgias para retirada do foco infeccioso e o acompanhamento deve ser feito sempre com um especialista.