Equipe 12 Sororidade é formada por 10 alunas que participam do desafio anual Faça Acontecer, proposto pelo Instituto Lidera Jovem
Embora a palavra sororidade seja pouco conhecida e nem esteja presente em todos os dicionários tradicionais da Língua Portuguesa, seu significado é amplamente entendido pelo grupo de meninas que tenta, por meio de ações efetivas, implantar o conceito de fraternidade entre mulheres na escola municipal Idalina Canova de Barros, como parte do Desafio Faça Acontecer, proposto pelo Instituto Lidera Jovem, que mobiliza alunos das escolas públicas e particulares de Lençóis Paulista estimulando-os a desenvolverem soluções para problemas que identificam ao seu redor, e que considerem afetar suas escolas e seu entorno.
Sororidade vem do Latin soror, que significa irmã, portanto, remete à ideia de irmandade feminina. É um substantivo feminino e um conceito, em construção, sobre empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres. Existe nele um recorte de gênero, um direcionamento dessa empatia de mulheres para outras mulheres.
A professora de Língua Portuguesa, Amanda Madóglio, que compõe o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, é facilitadora dessa equipe formada por meninas entre 13 e 14 anos de idade, e conta que o primeiro passo das participantes foi identificar os problemas através de uma pesquisa feita com todas as alunas da escola, o que levou a percepção de que o grupo escolar feminino poderia ser mais unido.
Amanda se surpreendeu de forma positiva ao perceber, após a pesquisa, que muitas das meninas já conheciam o significado da palavra sororidade. “Quando fui conversar com elas sobre este conceito, algumas já sabiam o que significava a palavra e demonstraram entender muito bem os direitos das mulheres. Essa geração tem um olhar diferente”, comentou.
A fase atual, durante o mês de outubro, é de implantar as ações definidas que pretendem promover a união. Entre elas, entrevistas com mulheres que se destacaram com ações e histórias de representatividade. Os vídeos estão sendo publicados no Instagram (@sororidade_idalina12) e suas personagens também serão divulgadas em cartazes na escola.
As ações devem ser concluídas até 26 de outubro, quando a Equipe 12 pretende realizar o primeiro “Encontro de Mulheres” da comunidade, uma reunião de confraternização que pretende unir alunas, professoras, diretoras e acompanhantes. Para isso, Clarisse, Nádia, Sarah, Raíssa, Sarah Luíza, Mikaelle, Jeniffer, Rayane, Wendy e Ana Júlia que formam o Sororidade Equipe 12, buscam apoio e patrocínio na expectativa de reunir cerca de 300 mulheres em um grande evento de união e amizade que fomenta a sororidade.