Tristeza ou Depressão: Você sabe a diferença?

Dr Fábio 03

Hoje em dia, a quantidade de informações relacionadas à saúde mental disponível na internet é muito grande. Pesquisar sintomas no Google ou em redes sociais passou a ser uma alternativa para um grande número de pessoas. No entanto, o autodiagnostico após uma pesquisa rápida pode ter consequências sérias na saúde mental. O excesso de informações, de fontes nem sempre confiáveis, pode fazer com que a pessoa não dê a devida importância aos sintomas apresentados, ou então, decida pela automedicação. Uma doença que ainda gera muitas dúvidas em muitas pessoas é a Depressão. Afinal, você sabe dizer em que momento pode estar as voltas com uma doença mental, ou então, ser apenas uma tristeza?

O Transtorno Depressivo Maior, ou simplesmente, depressão, como é normalmente conhecida é uma doença séria e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 322 milhões de pessoas vivam com essa doença que, além de estar relacionada a incapacitação, é a principal causa de morte por suicídio.

A Depressão é paralisante e compromete a saúde como um todo. É comum pessoas deprimidas apresentarem alterações do sono, dos hábitos alimentares e dificuldades de concentração e raciocínio (que podem afetar profundamente a vida profissional e familiar). É muito comum também uma pessoa deprimida experimentar uma perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, aos poucos, viver vai perdendo o sentido. Ao contrário da tristeza, que tem duração de horas a dias, a depressão pode durar semanas a meses.

A tristeza é uma de nossas emoções, assim como: a alegria, raiva, medo e nojo.  Todos nós, em algum momento da vida nos sentimos tristes. Ela pode aparecer quando perdemos algo ou alguém com a qual temos forte conexão. Muitos tipos de perdas podem causa tristeza: rejeição por um amigo, perda de entes queridos, doenças, etc. A tristeza tem sempre uma curta duração e não afeta nossa autoestima.

É fundamental diferenciar uma coisa da outra. A depressão é uma doença altamente incapacitante e responsável por um profundo sofrimento físico e mental. Se você se identificou com alguns dos sintomas da depressão, é hora de procurar ajuda profissional de um médico psiquiatra ou psicólogo.