Uma história de luta e vitória

Bibaia




Da infância marcada pelas dificuldades à presidência do Legislativo, Bibaia fala de sua trajetória da Bahia a Lençóis Paulista

Elton Laud

Empossado para seu segundo mandato como vereador, Jucimário Cerqueira dos Santos, ou simplesmente Bibaia, como é conhecido, é a prova de que a determinação e a perseverança podem transformar a vida de quem não se permite desistir de seus sonhos e objetivos. Com uma trajetória parecida com a de muitos brasileiros que deixaram suas cidades de origem em busca de melhores condições de vida, ele construiu sua vida em Lençóis Paulista, onde passou, neste ano, a chefiar o Poder Legislativo.

Nascido no dia 8 de outubro de 1983 em Água Fria, uma pequena cidade de apenas 17 mil habitantes localizada na região de Feira de Santana, no interior da Bahia, Bibaia tem 37 anos de idade. Veio ao mundo por força da união do casal Júlio e Ricarda, dois guerreiros que sempre batalharam pelo bem da numerosa família, também composta por outros nove filhos: Jucilma, Erivaldo, Erivan, Lucas, Jariel, Jucineide, Josiane, Anderson e Tainara.



Os primeiros anos de vida, ainda em meio à aridez do solo baiano, foram de muita batalha para Bibaia, que, mesmo criança, precisava ajudar a colocar comida na mesa. “A vida por aqueles lados sempre foi muito difícil, mas isso me ensinou a ir à luta desde muito cedo. Para ajudar no sustento da casa, trabalhei desde pequeno na roça, em plantações de milho e feijão, mas, apesar da rotina dura e sofrida, sempre me senti feliz por contribuir”, revela.

Uma nova história na cidade do livro

Foi pela falta de perspectiva que os Cerqueira dos Santos vieram escrever sua história na “Cidade do Livro”, na época, ainda conhecida como “Princesinha dos Canaviais”. O primeiro a desembarcar no município foi seo Júlio, que, como muitos conterrâneos, veio em 1992 para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar. Separado da esposa e dos filhos por mais de 1,6 mil quilômetros, ele não descansou até ter condições para poder vencer a distância e ficar ao lado da família.

“Cheguei a Lençóis Paulista aos 10 anos, em 1994. Quando nos mudamos, carregamos pouca coisa na bagagem, apenas algumas roupas e pertences, mas trouxemos o que tínhamos de melhor: muita coragem, força de vontade e determinação. Os primeiros anos por aqui também não foram fáceis, pelo contrário, mas sempre estivemos juntos, por isso, superamos todas as adversidades”, enfatiza Bibaia, que revela que se considera um lençoense.

“Não sou lençoense de nascença, mas trago esse título com orgulho no meu coração. Aprendi a amar e respeitar esta cidade desde o primeiro dia em que cheguei. Aqui, construí uma linda família pela qual agradeço a Deus todos os dias. Ao lado de minha querida esposa, Eliana Xavier, com quem estou casado há 17 anos, tive dois maravilhosos filhos, Victor Gabriel, de 12 anos, e Victória Gabriely, de 11, nossa maior razão de viver”, completa.

Na vida profissional, Bibaia se firmou como servidor de carreira na Prefeitura Municipal. Iniciou sua jornada em 2000, trabalhando em serviços braçais. Atuou por mais de 13 anos na varrição de rua, coleta de lixo, capina de mato e poda de árvores. Há cerca de sete anos, foi aprovado em um concurso para motorista e, desde então, faz o transporte de pacientes para consultas, exames e procedimentos médicos em hospitais, clínicas e unidades de saúde da cidade e região.