Documento reúne dados sobre os principais investimentos, projetos e compromissos em sustentabilidade da Companhia na Safra 2022/2023
A Zilor divulgou seus compromissos, projetos e indicadores de desempenho ambiental, social e de governança (ESG) na safra 2022/2023, por meio do Relatório Anual de Sustentabilidade. O documento, lançado neste mês de setembro, reforça o compromisso do negócio com a comunicação de seus progressos e desafios aos públicos de relacionamento, com base em metodologias de referência. São integrados ao documento informações sobre o negócio – desempenho operacional e financeiro, estratégia, investimentos e gestão de riscos – e detalhes sobre as iniciativas da Zilor relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Esta é a 9ª edição do documento e o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade da Zilor desde 2007, quando a Companhia lançou seu primeiro documento. As oito edições anteriores foram publicadas no modelo bienal. Entre os destaques do documento são apresentados os resultados do negócio – como a maior receita líquida da história da Companhia, com R$ 3,4 bilhões –, a consolidação do Programa de ESG Zilor + Sustentável 2030 e o compromisso de incorporação de metas ESG à remuneração variável da liderança e de todos os colaboradores.
Em sintonia com as boas práticas de mercado, o relatório se dedica não só a falar do desempenho do ano-safra 2022/2023, mas também a detalhar ações orientadas ao futuro, ao crescimento e à inovação. É o caso dos projetos de expansão de geração de energia da Zilor, que tiveram como marco a entrega da unidade São José, em 2023, e o avanço nas ações da unidade Barra Grande. Quando concluído, este ciclo de mais de R$ 550 milhões em investimentos permitirá um incremento de 319 MW em capacidade, suprindo 100% das necessidades energéticas das usinas da Zilor e ampliando a exportação do recurso em 60%, com energia para abastecer uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes por ano.
Também são apresentados os resultados e investimentos na Biorigin, unidade especializada em desenvolver soluções inovadoras em ingredientes de origem natural para alimentação humana, de pets e nutrição de animais de produção, a partir de processos biotecnológicos, com foco exportador e um footprint global que inclui unidades no Brasil e nos Estados Unidos, além de escritórios na Europa (Bélgica).
A perspectiva apresentada no relatório é a de uma Companhia orientada à diversificação dos negócios, com fundamentos acertados e um plano consistente para mitigar os riscos inerentes ao setor e capturar oportunidades. “Os indicadores e destaques apresentados neste relatório nos deixam orgulhosos da resiliência de cada integrante do time Zilor, ao refletir, agir e entregar resultados coerentes com nossa história de 77 safras e nosso potencial de impacto nas comunidades onde operamos”, diz Fabiano Zillo, CEO da Zilor. “A sustentabilidade financeira se soma a um compromisso cada vez mais palpável com os pilares ambiental, social e de governança (ESG). Seguimos construindo uma história dedicada à inovação e à entrega de resultados condizentes com nosso potencial em contribuir com os três maiores desafios do planeta (a segurança alimentar, a segurança energética e a segurança climática) e as expectativas de nossos acionistas.”
No Relatório Anual de Sustentabilidade 2022/2023, a Zilor apresenta os resultados de sua safra 76 e a capacidade de entrega de uma equipe com foco na inovação, eficiência operacional e crescimento sustentável. A trajetória da Companhia é marcada pelo empreendedorismo dos seus fundadores, pela superação de desafios de seus colaboradores e pelo desejo de transformar o mundo, a partir da energia limpa e renovável e dos alimentos e ingredientes de origem natural que produz.