NOROVÍRUS

SITE 03

Doença viral e responsável por casos de diarreia e internação em algumas localidades do Brasil, o norovírus é um vírus transmitido via oral-fecal, por meio da água ou alimentos contaminados, ou através do contato com pessoas que estejam infectadas. Possui uma alta capacidade infecciosa e é capaz de permanecer em superfícies nas quais a pessoa teve contato, facilitando a transmissão. Uma vez infectado pelo norovírus causa no paciente uma gastroenterite e tem como principais sintomas diarreia intensa, vômito e, algumas vezes, febre alta.

A transmissão nessa época ocorre principalmente devido ao acúmulo de pessoas (em ambientes fechados como cruzeiros marítimos), na praia ou piscinas, nesse período de altas temperaturas são fatores que facilitam a transmissão.

O tratamento do norovírus costuma ser clínico, sendo recomendado o repouso e a ingestão de líquidos para aliviar sintomas e evitar a desidratação, além de analgésico ou antitérmicos para reduzir febre e dores, quando necessário. Em casos mais graves é recomendada a internação para receber soro e medicação na veia.

As principais orientações de prevenção incluem cuidados básicos de higiene. Entre eles, estão: lavar as mãos com água e sabão ou solução antisséptica, beber água tratada acondicionada em embalagens lacradas ou de fonte segura, evitar adicionar gelo de procedência desconhecida às bebidas, avaliar se os alimentos foram bem cozidos, fritos ou assados, evitar frutas e verduras descascadas ou com a casca danificada, evitar o consumo de alimentos vendidos por ambulantes não credenciados, alimentos embalados devem conter no rótulo a identificação do produtor e data de validade com a embalagem íntegra, não se banhar ou frequentar a areia em praias consideradas impróprias para banho,  aumentar a atenção com as crianças e idosos, os quais são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos, e seguir boas práticas de manipulação de alimentos.