Ansiedade e alimentação

lanche escolar, Peso, Comida, Ansiedade




Ansiedade é um transtorno que pode acometer muita gente, ainda que em diferentes níveis. Além de estressar, tirar o sono e causar irritação, ela também faz com que a pessoa acabe descontando na alimentação. “Não estou com fome, mas estou ansioso”, é o que se costuma dizer sobre isso.

A verdade é que aquela barra de chocolate que parece ser a salvação nos momentos mais difíceis, pode ser vilã. Não só ela, mas todo ‘docinho’ que aparece para acalmar os ânimos em momentos de estresse. É claro que, de vez em quando, uma sobremesa não vai trazer problemas.

Segundo pesquisas recentes, o consumo de açúcar e gordura libera endorfina e serotonina, os hormônios do bem-estar e, por isso, causam uma sensação de relaxamento, assim como o álcool. Em longo prazo, os doces, drinks e petiscos gordurosos podem render alguns quilos a mais e problemas como obesidade, hipertensão, gastrite, refluxo, diabetes, entre outros.



Para acalmar o arganismo

Alimentos que contêm cálcio e magnésio (brócolis, soja, couve, nozes, salmão, sardinha e iogurte), exercícios físicos frequentes e boa hidratação ajudam a acalmar o organismo. A Vitamina C, presente em frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, também contribui para afastar a ansiedade, pois ajuda a diminuir a produção de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e ansiedade.

Uma dica útil é o consumo de especiarias, como gengibre, canela e cardamomo, que acrescentam sabor ao preparo e ainda ajudam a acelerar o metabolismo.

É muito importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares e farinha de trigo, já que estão associados com alterações na glicemia e na produção de serotonina.

O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, que é um hormônio essencial para evitar a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia. Esse aminoácido pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixes, ovos, banana, queijo, cacau, tofu, abacaxi, salmão e frutos secos em geral, como castanha, nozes e amêndoas.

Atividades físicas

Quando estiver ansioso, procure praticar as atividades que te fazem bem. Vale passear com o cachorro, ir à academia, jogar futebol com amigos ou correr com as amigas. Esses exercícios, combinados com alimentação saudável, têm o mesmo efeito que o açúcar, mas vão te deixar em forma e melhorar o humor por mais tempo que a comida.

Viviane Gomes Pinheiro Covre
Nutricionista clínica

Confira outros artigos de Viviane Gomes Pinheiro Covre no site da Revista O Comércio