Produção ainda não retomou patamar pré-pandemia; valorização de usados deve continuar em alta nos próximos meses
Apesar de ter diminuído em todo mundo, os efeitos da pandemia nos vários setores da economia ainda são sentidos, como no caso da indústria automobilística. Um efeito direto foi a queda na oferta de matéria-prima devido ao fechamento de empresas e afastamento de funcionários, por exemplo, principalmente no pior momento da crise. Isso afetou a produção de carros zero quilômetros, que reduziu esta oferta no mercado e aqueceu a venda de carros usados, fazendo com que houvesse aumento nos preços. Como consequência, a situação afetou o valor dos seguros, que tiveram que repassar a valorização dos veículos.
O diretor da Amili Corretora de Seguros, Matheus Melego, explica que o aumento no valor de mercado de veículos e equipamentos tem impactado diretamente no valor dos seguros. “Com o aumento, as seguradoras têm aplicado um reajuste no momento da renovação do contrato, esse reajuste é proporcional a valorização do veículo ou equipamento”.
Sobre os valores, Matheus comenta que depende do modelo do bem segurado, não sendo o mesmo uniforme para todos os casos. “O reajuste é proporcional a valorização do bem. Nos casos em que o cliente precisou acionar o seguro ao decorrer do último ano, esse reajuste pode ser um pouco maior por causa do sinistro”.
A pandemia, apesar de reduzir os casos de doentes e mortes, continua afetando o mercado, segundo o empresário, com o aumento de acidentes. “Durante a pandemia, não vimos uma redução muito grande na quantidade de acidentes. Porém, no pós-pandemia, notamos um aumento expressivo de ocorrências, principalmente, nas indenizações integrais, sinistro em que a seguradora indeniza o valor total do bem. Ou seja, além da valorização dos veículos, o índice de sinistralidade também tem influenciado o custo das renovações.
O desajuste, neste caso, conforme explica, afetou não só os carros usados, mas também os novos, já que o aumento de ocorrências de sinistros tem sido observada em todos os casos.
Como a refração da pandemia ainda é pequena para mudar rapidamente a situação da indústria automobilística e proporcionar a redução também nos valores dos seguros, a expectativa para os próximos meses é de que a situação se mantenha, com os valores ainda em alta. “Enquanto a produção dos veículos zero-quilômetro não se normalizar, a tendência é que o valor de mercado dos veículos seminovos continue subindo”, conclui Matheus.
Serviço: Rua Pedro Natálio Lorenzeti 414 – Centro
Telefones: (14) 3436-1130, (14) 97400-3021 e (14) 99840-4400