INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É CONSIDERADA A 5ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

ARTIGO FOTO

Inteligência artificial (IA): como a tecnologia está revolucionando a construção civil, em uma velocidade gigantesca, segundo o engenheiro Alessandro Sene

 

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial na construção civil, revolucionando a maneira como projetamos, construímos e gerenciamos edifícios e infraestruturas. Explorando sobre quais objetivos é aplicada na construção civil, mostrarei os principais benefícios do uso dessa tecnologia e como ela impacta diretamente o setor da construção civil.

Mas o que vem a ser a Inteligência Artificial (IA)?

A IA é um campo da tecnologia que visa desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como aprendizado, tomada de decisão e resolução de problemas. Utilizando algoritmos avançados e técnicas de programação, a IA analisa e interpreta dados, adaptando-se a novas situações.

O primeiro benefício que se pode ter com a IA, é a redução de erros e retrabalhos. Uma das maiores vantagens é sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões que seriam difíceis de detectar manualmente. Isso resulta em menos erros e retrabalhos, melhorando a qualidade das obras e economizando recursos. Como exemplo, a utilização de um software de reconhecimento de imagem pode identificar defeitos em materiais de construção, permitindo que sejam corrigidos antes que causem problemas. E também, a IA monitora o progresso da obra em tempo real, tornando mais ágeis as ações de solução.

O segundo benefício é que sua aplicação na construção civil é uma estratégia inteligente para otimizar processos e reduzir custos em todas as etapas do ciclo de construção. Neste quesito, tem-se:

2.1. Projeto Inteligente e Redução de Custos: através da análise de dados históricos. Os  algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina), examinam dados de projetos anteriores, identificando padrões que permitem melhorar o design e reduzir custos.

2.2. Simulações e Modelagem: através da IA, cria-se simulações detalhadas para testar diferentes cenários de projeto, evitando erros dispendiosos e otimizando o uso de recursos. Tudo de forma virtual. Ou seja, não se descobre isso durante a execução da obra.

O terceiro benefício que se pode ter é o gerenciamento eficiente de recursos, como por exemplo:

3.1. Estoque Sob Controle: através da IA, monitora-se o estoque de materiais de construção em tempo real, comprando apenas o necessário e evitando desperdícios.

3.2. Logística Aprimorada: através da IA, cria-se algoritmos inteligentes que otimizam o transporte de materiais, reduzindo custos de frete e tempo de entrega.

O quarto benefício é o controle de qualidade e inspeções precisas, como por exemplo:

4.1. Inspeções Automatizadas: através da IA, é possível, fazer análises de imagens e detectar defeitos em materiais, estruturas e acabamentos, garantindo a qualidade da obra.

O quinto benefício que se pode ter com é a manutenção preditiva e durabilidade:

5.1. Monitoramento Contínuo: através das IA, com aplicações de sensores e algoritmos acompanham o desempenho de sistemas, evitando falhas e prolongando a vida útil das construções.

Como conclusão, podemos perguntar: a IA substituirá o ser humano? Irá substituir os profissionais da construção civil? Com toda certeza, não! Pois, quem opera a IA, é o ser humano. O que precisamos é acompanhar o desenvolvimento tecnológico e tirar proveito do que se tem de melhor, para gerar valor à sociedade, em prol da vida e melhoria contínua do planeta.

Aquele profissional que não acompanhar a evolução e se adaptar com aprendizado contínuo estará fora do mercado de trabalho, pois a velocidade é gigantesca.

Profissionais da construção civil, reflitam sobre isso, e busquem se adaptar. Forte abraços do engenheiro Alessandro Sene.