Mês da mulher é momento para se cuidar

SITE

Hemolab Laboratório de Análises Clínicas oferece ampla diversidade de exames diagnósticos ou preventivos, indicados por médicos e relacionados à saúde da mulher

 

Quando se trata de manter uma boa saúde, os bons hábitos são a primeira menção que vem à cabeça, seja na alimentação ou na realização de atividades físicas. Mas, tornar a prevenção de doenças uma rotina também é importante, especialmente para as mulheres que passam por tantas transformações físicas ao longo da vida. Desde a primeira menstruação, passando por possíveis gestações até entrar na menopausa, ter o acompanhamento de um médico especialista é fundamental para saber quando realizar os exames e quais deverão ser feitos.

Pensando nisso, o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é um momento propício para conhecer alguns dos exames que fazem parte do amplo leque de possibilidades para que a mulher se previna de doenças comuns ou mais específicas, e possa aproveitar sua saúde plena.

Reinaldo Taminato, responsável técnico pelo Hemolab Laboratório de Análises Clínicas, enfatiza que a lista de exames disponibilizados no laboratório é longa, mas que é possível conhecer os principais, especialmente dependendo da faixa etária da paciente.

Entre os exames femininos destaca, além dos rotineiros, como para identificação do diabetes e análise do colesterol, outros laboratoriais hormonais que fazem uma investigação de doenças que acometem a tireoide, ou mesmo aqueles que apontam se a mulher entrou ou está prestes a entrar na menopausa. E ainda os que apontam os níveis de vitamina no organismo (B12, D, Zinco, Magnésio, Cálcio, etc). “Quando se fala em uma mulher sem sintomas e que pretende tão somente fazer um checkup, e ainda não entrou em uma faixa de maior idade, pode ser feito o hemograma, que identifica, por exemplo, anemia e infecções; ou a glicemia para diabetes, e também colesterol, triglicérides, que vão avaliar a gordura no sangue, mas pode ser feito também exames para avaliar a ureia, creatinina, que afetam a função renal, e ainda Urina I, TSH e T4livre para análise da tireoide”, comentou Reinaldo.

A variação de exames contribui com que a mulher de cada faixa etária possa ser beneficiada. Na faixa entre 45 e 50 anos, por exemplo, Reinaldo indica que podem ser feitos exames para análise dos hormônios como FSH, LH, Estradiol, Cortisol, Prolactina ou Antimulleriano, ou ainda exames de imagens que também contribuem nesta avaliação. “Porém, para todos esses procedimentos é o médico que deve definir, dependendo dos sintomas, quais deverão ser feitos e a mulher realizá-los, mediante o pedido ou indicação”, explicou.

 

Serviço: Rua Geraldo Pereira de Barros, 157 – Centro (rotatória do cemitério municipal)

(14) 3263-2324 – Whatsapp: (14)99861-0527

www.hemolablp.com.br