NOSSA SENHORA DA PIEDADE – Liturgia vai mostrar que Santuário é Bíblia ilustrada, diz padre Adauto

SITE

Na parte recreativa, além de atrações já consagradas, evento quer reforçar perfil familiar

 

Vai até o final de setembro a 165ª edição da parte religiosa da festa em homenagem à Padroeira de Lençóis Paulista, que reúne também a 104ª edição recreativa da celebração de Nossa Senhora da Piedade. Este ano, o tema da festa é ‘Com o sim de Maria, o verbo se fez carne’. A programação litúrgica foi preparada para demonstrar que o Santuário Nossa Senhora da Piedade, segundo seu diretor, o padre Adauto José Martins, é uma verdadeira Bíblia ilustrada. Já as atrações programadas para a parte recreativa querem reforçar o caráter familiar do evento.

O padre Adauto relembrou a razão das diferentes contagens nas edições das comemorações religiosas e festivas. “As terras de Lençóis Paulista foram doadas à Nossa Senhora da Piedade, então, antes mesmo de a cidade surgir, já existia a paróquia. Por isso, esta diferença, mas também a tradição que se mantém”.

E explicou a escolha pelo tema da festa. “Escolhemos este tema porque, quando olhamos o Santuário vemos uma Bíblia ilustrada. Aqui está a mesa da palavra da Eucaristia, que é o Santuário, e Jesus vivo e presente também na palavra. Mas, foi através do ‘sim de Maria’ que Jesus veio. Este ano, vamos ter na encenação a apresentação do Santuário, por exemplo, os vitrais são todos bíblicos e a presença dos 12 Apóstolos, cujas estátuas foram doadas à igreja no ano passado. Então, há este cenáculo: Maria com Jesus e os 12 Apóstolos. Temos todo este aspecto. Ao mesmo tempo, temos os quadros que narram a vida de Nossa Senhora, a cadeira usada pelo Papa Bento 16, em 2007. E ainda, na praça, as 7 dores da Virgem Maria e, este ano, contamos com as 7 alegrias da Virgem Maria, além dos 7 Sacramentos da igreja, todos nas laterais da igreja. Nestes 165 anos de comemoração religiosa queremos mostrar a ilustração que nos leva à palavra e à Eucaristia”, explicou o padre.

A programação religiosa começou, efetivamente, no dia 15 de agosto, quando iniciaram as orações de Nossa Senhora, que são diariamente rezadas no Santuário, e foi até o dia 15 de setembro. No dia 1º de setembro teve o início das 15 mil Aves Marias.

No dia 8, iniciou a Semana das Graças, com missas às 19h30, e confissões, de segunda a sexta-feira, em três horários, e aos sábados, das 9h às 11h.

No dia 15 de setembro, dia da Padroeira da cidade, às 10h, as crianças se reuniram próximo ao Santuário para pedalar, no evento Pedalando com Nossa Senhora.

 

FESTA DA FAMÍLIA

Além de celebrar o mês da Padroeira, a festa de Nossa Senhora Piedade tem o grande objetivo, segundo Adalberto Radichi, um dos voluntários mais antigos da paróquia e membro da comissão organizadora de celebrar a união da família. “Este é um ponto muito importante. Durante a festa, observamos que quem se envolve são as famílias. Vemos crianças, apesar de não ter playground, mas elas se divertem porque os pais estão ali, além dos jovens que também participam”, disse o voluntário.

O objetivo foi reforçado pelo padre Adauto. “Um casal há pouco tempo me disse que havia se conhecido na festa da padroeira, depois de namorar, se casaram no mês de setembro, nas comemorações pela padroeira. Esses eram os jovens que se envolveram no clima familiar”, comentou.

 

FESTA DO VOLUNTARIADO

Novamente, para que se tornasse realidade, a festa teve a participação do voluntariado, que este ano, contou com cerca de 400 pessoas, apenas na preparação dos pratos que serão servidos e no trabalho diário na praça de alimentação, que funciona até o dia 29 deste mês. “Nenhum trabalho é pago, tudo é voluntário. E o número de voluntários aumentou este ano. São mais de 400 pessoas”, disse  Adalberto. Contando o envolvimento de quem atua na parte litúrgica, são mais de 700 pessoas, segundo ele.

Mantendo a tradição de sucesso, este ano também serão realizados os tradicionais almoços mineiro e italiano. No show de prêmios, que acontece no dia 22, a expectativa dos organizadores é da participação de um público maior que as cerca de 1.200 pessoas que prestigiaram a edição anterior.

Pelas proporções da festa da padroeira, o padre Adauto considera que este é o segundo maior evento da cidade, depois da Facilpa. “A diferença é o voluntariado, porque aqui ninguém recebe pelo trabalho que presta”, comentou o padre.

 

PARCERIAS E APOIADORES

A feira de artesanato será montada no recinto da festa, mas em parceria com a Secretaria de Turismo, para ampliar o incentivo aos artesãos. A festa também tem parceria com a Secretaria de Cultura, o que levou a programar a apresentação de artistas e grupos da própria cidade. “Todos gostam de grandes nomes da música, mas sempre que optamos pela apresentação de artistas locais, as pessoas que frequentam o evento nos elogiam”, disse Adalberto

O voluntário ressaltou o apoio ainda das mais de 100 empresas que colaboram com a festa da Padroeira. Uma novidade deste ano são os portais que foram montados nas duas entradas do recinto. “Temos que agradecer muito a todos comerciantes e empresários que acreditam na festa e nos apoiam tanto”, completou padre Adauto.

Também será mantido o telão já usado no ano passado, assim como o Quiz, que estreou em 2022, organizado pelos jovens da paróquia e que premia quem estiver na festa e participar, pelo Instagram, acertando as respostas das perguntas religiosas elaboradas pelos organizadores.