Prótese por cima ou por baixo do músculo? Qual é melhor?

SITE

Dr. João, me diga: Em uma cirurgia de mamas, quero colocar uma prótese. Coloco a prótese em cima ou por baixo do músculo peitoral? Qual dói mais? Qual fica mais natural? Hoje a nossa página está recheada de perguntas sobre o tema que até hoje gera confusão e dúvidas na cabeça das mulheres que vão escolher uma prótese mamária.

Mas, antes de tudo, vou escrever uma frase que resume tudo. “Não existe uma técnica melhor ou pior!” Isso! A melhor técnica é aquela escolhida para o paciente certo!

Existem, praticamente, dois tipos de planos que colocamos as próteses mamárias.

A prótese por cima do músculo ou subglandular (que é abaixo do tecido mamário). A grosso modo, indicado para as pacientes com uma boa cobertura de glândula mamária, boa elasticidade e pouca ou moderada flacidez são candidatas a colocar os implantes por cima do muscular, ou seja, subglandular.

Vantagens: menos dor, retorno mais rápido as atividades usuais, um colo um pouco mais marcado.

Desvantagens: se a emagrecer ou usar hormônios para perder gordura corporal, pode ocorrer o “rippling”. O que seria o “rippling”? É quando a prótese fica marcada na pele, evidenciado ondulações principalmente na região do colo, muito comum nas mulheres muito magras.

Falando da prótese por baixo do músculo ou submuscular. Neste caso, as pacientes que não têm uma boa cobertura da mama, pele fininha, como eu digo, se beneficiam mais em colocar as próteses por baixo do músculo.

Vantagens: maior cobertura da prótese para não ficar tão marcada

Desvantagem: maior dor, mais tempo de recuperação.

Em pacientes que perderam muito peso ou tenham mamas com tendência a flacidez, pode acontecer o que chamamos de dupla bolha, que é quando a prótese fica estável abaixo do músculo, porém, a glândula acima acaba cedendo ao efeito da gravidade e cedendo, dando a impressão de ter duas ondulações na mama, vista de perfil.

Por isso, em casos de pouco tecido e com uma pele com tendência a queda, optamos por uma técnica que une as duas: colocamos parte da prótese embaixo do músculo e parte da prótese fora do músculo, chamamos esta técnica de “dualplane” ou dois planos.

Enfim, esta é apenas uma maneira bem resumida de explicar essas duas opções de colocação de próteses nas mamas e, certamente, muitas mulheres continuarão com muitas dúvidas após ler a matéria, porém, estou aqui para isso! Estou disponível no meu canal do Youtube no www.youtube.com/drjoaoluis, no meu instagram e também no meu consultório no Centro médico Rosaclin.

Serviço: Centro Médico Rosa Clin

Avenida 9 de Julho, 972 – Centro – Lençóis Paulista – SP

Fone: (14) 99785-4884