Saúde Pet: Porque levar seu animalzinho ao oftalmologista?

NET

A veterinária Isabelle Placca, da clínica SOS Pet, orienta sobre a importância de cuidar da visão dos animais

 

Hoje a medicina veterinária se subdividiu e existem veterinários especialistas em várias áreas, assim como na medicina de humanos. A especialidade de oftalmologia tem como objetivo manter a saúde ocular dos pets.

Existem alguns sinais clínicos que muitas vezes são vistos como normais pelo tutor, como lacrimejamento excessivo, olhos vermelhos, aumento de volume, secreções, olhos azulados, esbranquiçados entre outros. Mas, que devem receber atenção de um especialista.

Segundo a veterinária, Isabelle Placca, formada em medicina veterinária em Andradina (FCCA), que fez residência em moléstias infecciosas em Botucatu (UNESP), pós-graduada em oftalmologia veterinária (FAMESP),  cada animalzinho é avaliado na consulta e realizados alguns exames para diversos diagnósticos. “Os mais comuns são ulcera de córnea, obstrução do ducto lacrimal, uveite, alergias, conjuntivites, glaucoma, catarata e alterações congênitas. Por isso, é importante a avaliação com o oftalmologista para cada caso, pois são diferentes tratamentos, com usos de colírios e alguns casos temos indicações cirúrgicas”, orienta.

Mas, ela reforça que a prevenção é sempre recomendada. “É possível prevenir as doenças oculares, e para raças pré-dispostas como Pug, Shih-tzus, Bulldogs, Collies, ChowChow, Sharpei, Maine Coon e gatos persas, por exemplo, devemos redobrar nossa atenção e passar seu animalzinho por uma consulta preventiva”, diz. “Busque um oftalmologista veterinário de sua confiança e cuide da saúde ocular do seu pet, cuidando dos olhos daqueles que só querem te ver feliz”, conclui.

 

Serviço: Clínica Veterinária SOS PET

Rua Lúcio de Oliveira Lima 114

Telefone: 14 9 97102326