Sono e Tecnologias: Uma relação delicada na adolescência

WhatsApp Image 2021-05-18 at 07.46.43

Não é de hoje que muitos pais se preocupam com a quantidade e qualidade do sono de seus filhos. Durante a pandemia, celulares, computadores e tablets foram nossos aliados na difícil tarefa de educar á distância. Porém, o uso excessivo de eletrônicos pode ter consequências sérias na qualidade do sono e consequentemente na vida de crianças, adolescentes e adultos.

O sono é um estado fisiológico de maior importância para o funcionamento do organismo e está diretamente relacionado á condições de bem estar do indivíduo.

Segundo a National Sleep Foundation, é recomendado á crianças na fase escolar (6 – 13 anos) entre 9 e 11 horas de sono. Para adolescentes (14 – 17 anos) entre 8 e 10 horas de sono. Já para adultos (18 – 64 anos) entre 7 e 9 horas de sono.

No entanto, a realidade se apresenta bem diferente e muito preocupante. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 65 % dos jovens brasileiros dormem apenas seis horas por noite.

Estudos mostram que muitas horas gastas com tecnologia e o uso abusivo de jogos eletrônicos, principalmente antes de dormir, pode estar relacionado com uma série de transtornos e prejuízos às crianças e adolescentes. Um breve exemplo; usar o tablete ou o celular por duas horas antes de dormir já pode causar problemas importantes em nosso sono.

Ter os hábitos de sono prejudicados tem consequências nas mais diversas áreas da vida de crianças e adolescentes. Dentre elas, podemos observar dificuldades em manter a atenção durante as aulas e dificuldades em memória, pois a consolidação da memória, bem como, de novos conteúdos em nosso cérebro, acontece durante o sono. Além de comprometer o rendimento escolar, a falta de sono também está relacionada a um aumento da obesidade, irritabilidade, alterações do sono, ansiedade e depressão.

Para garantir uma boa noite de sono para seus filhos é necessário um diálogo aberto em que regras devem ser estabelecidas. A criação de rotinas é de fundamental importância para um desenvolvimento saudável. É importante limitar o tempo de uso e ficar sempre de olho nos conteúdos acessados.

Enfim, quando utilizada com limites e sabedoria, a tecnologia será sempre uma aliada na educação e na diversão.