Vida e Saúde: A importância do cuidado especializado

SITE

Na Home Angels, cuidadores são treinados e seguem linha de trabalho humanizado

 

A palavra cuidar vem do latim “cogitare” e significa poder cuidar de algo ou alguém. Significa “zelar pelo bem-estar, ocupar-se, tratar, mostrar interesse”. Cuidar de alguém significa ter responsabilidade sobre esta pessoa. O cuidar está diretamente relacionado aos sentimentos de altruísmo e compaixão, e necessita de uma postura ética, que reconhece os direitos uns dos outros, dessa forma garantindo sua qualidade de vida.

É essa a linha de trabalho adotada pela Home Angels de Lençóis Paulista, serviço especializado de cuidadores supervisionados. “Seguimos esta linha da humanidade, com olhar holístico e integral do ser humano. O cuidador especializado da Home Angels, devido sua capacidade técnica, consegue identificar situações de urgência e emergência conduzindo de forma adequada estas intercorrências”, explica a assistente social, Cássia Basso, responsável pela empresa.

Como exemplo da relevância do cuidador especializado para a qualidade de vida e bem-estar do assistido e de sua família, Cássia cita: “Nos idosos, a desidratação é bastante comum. Por isso, ter um profissional capacitado para observar esses sinais, que entende a importância da hidratação no cotidiano, com certeza faz toda a diferença.  Algo simples como tomar água, pode ser tornar um problema com a idade avançada, especialmente, aqueles com diagnóstico de Alzheimer”, ressalta.

De acordo com a assistente social, cuidar de um familiar doente era assunto privado da família. No entanto, no contexto atual, as famílias se reduziram e sua rede de apoio encolheu. “Ter um uma empresa especializada prestando esse serviço de forma responsável, sem dúvida, traz segurança, conforto e tranquilidade para as famílias retomarem suas rotinas, na certeza que seu familiar está bem amparado, está recebendo os cuidados de forma adequada e humana”, comenta.

Como exemplo desta especialização, Cássia explica que na Home Angels os cuidadores têm uma rotina de registros que ajuda a desempenhar seu trabalho e garante a eficiência do atendimento. “Nosso cuidador preenche planilhas de controle para a administração da medicação, faz relatório diário, com informações importantes do assistido. Costumo dizer que ‘o acompanhamento médico é o farol que ilumina o caminho do trabalho que realizamos’, o médico faz a prescrição e nosso cuidador executa no dia a dia, sempre sob a condução da nossa supervisora técnica que é enfermeira”, descreve.

Além de conhecimento técnico nas diversas áreas e outras atribuições especificas, o cuidador precisa saber se comunicar de forma compassiva com o assistido. “Outro ponto a observar, é a habilidade do cuidador de saber ouvir, escutar ativamente o que o outro tem a dizer, como ele quer ser cuidado.  Comportamento ético e compromisso são características essenciais do cuidador. Podemos dizer que as mãos são ferramentas importantes do trabalho do cuidador, por isso devem ser generosas e amorosas. Gosto muito da reflexão que a geriatra Ana Claudia Arantes faz sobre ser cuidado: ‘Se deixar ser cuidado é o maior ato de coragem do ser humano’, pois não é fácil entregar seu corpo, sua intimidade para alguém”, conclui Cássia.

 

Serviço: (WhatsApp) 14 99777-1180

http://homeangels.com.br/lencoispaulista/m/