Vinícola Casagrande: Vinho também é coisa de mulher

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Empresária Marisa Casagrande assumiu a propriedade da família em um mercado, até então, masculino

 

Atuar como empresária no setor do agronegócios, e especificamente, em um ramo até pouco tempo majoritariamente masculino, para Marisa Casagrande foi uma decisão que priorizou a parceria conjugal com seu esposo, o enólogo Edmilson Csagrande, e que foi tomada sem temer os desafios que resultariam.

Em 2002, Marisa se uniu ao esposo para gerenciar e expandir o negócio herdado dos antepassados. “Foi uma decisão pessoal de acompanhar meu esposo nessa jornada. No início, íamos a várias regiões produtoras de vinho para aprendermos sobre o cultivo, como era feita a bebida, as técnicas e tudo mais. Desde o começo, eu o acompanhei e abracei essa nova jornada em nossas vidas, sendo uma decisão minha não o deixar sozinho neste novo desafio”, contou.

Embora o mercado do vinho, que historicamente era dominado por homens, vem ganhando cada vez mais a participação das mulheres. Seja como consumidoras, mas também como enólogas, sommeliers, influencers, comentaristas, diretoras de vinícolas e associações, jornalistas especializadas e promotoras de eventos do setor.

Mesmo assim, Marisa confirma que para assumir este papel à frente de um negócio deste setor foi preciso vencer desafios. “A princípio, o desafio maior era aprender sobre o cultivo da fruta e como fazer seu processo de vinificação. Depois disso, foram surgindo novos desafios, como aprender a respeito da venda deste produto, visto que tínhamos uma produção razoável e precisávamos escoar a venda. Então, fui buscar apoio com o poder público, através da Secretaria de Turismo da cidade, e também buscar o apoio da população, através de artesãos e cidadãos lençoenses para fomentar o turismo em nosso município e, dessa forma, também promover a venda dos vinhos do nosso empreendimento”, explicou.

No entanto, o objetivo de transformar a propriedade particular em uma produtora de vinhos com potencialidades turísticas foi amplamente atingido. “A nossa proposta é que o público conheça a lavoura, o plantio das uvas e o fazer dos vinhos, além é claro, de poderem desfrutar de um ambiente agradável e do nosso restaurante que atende toda a população de Lençóis e região. Hoje, estou a frente da gestão administrativa de toda a parte rural da vinícola, bem como do restaurante, e meu esposo é o responsável por conduzir e administrar a parte agronômica”, mencionou.

O fato de ser mulher, no entanto, não foi um problema para ela. “Acredito que as mulheres, mas também todos os brasileiros, nos últimos anos, têm aprendido a descobrir o que o mundo do vinho pode oferecer. Os diversos aromas e sabores têm despertado a curiosidade de homens e mulheres. Geralmente, a cerveja agrada mais ao paladar masculino. Porém, com relação ao universo feminino, o vinho vêm ganhando destaque, fazendo aumentar o consumo e interesse pelo público feminino. Quem é que não gosta de se reunir com as amigas e apreciar uma bebida fina com aromas e sabores agradáveis? A disponibilidade de vinhos e seus valores também é bem variada, por isso acredito que o consumo tem aumentado ao longo dos anos”, concluiu a empresária.
Serviço:  Rodovia Osny Mateus, km 111- 8 – Lençóis Paulista

(14) 99861-4658