Companhia Corpus Dance apresenta espetáculo RIO

SITE

Apresentação no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti promete unir várias expressões artística com mensagem social

 

Muito mais que um festival de dança, RIO, que a Companhia Corpus Dance Janaína Paccola apresenta no dia 16 de dezembro, promete ser um grande espetáculo envolvendo várias expressões artísticas. A apresentação acontece no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti.

De acordo com o diretor Diego Almeida, para definir o tema do espetáculo, é feita uma pesquisa sobre as possibilidades e reuniões com a equipe da companhia definem o evento. “Este ano, a proposta é contar um pouco da história, mostrar a música brasileira e transmitir uma mensagem ao público sobre a extinção de animais e do amor ao próximo”, disse.

A bailarina e professora, Janaína Paccola, que também está à frente da direção, ressalta o trabalho de pesquisa feito pela equipe. “Escolhemos o filme RIO para mostrar algo diferente, mas também mostrar a evolução e superação dos alunos. É um espetáculo com muita música brasileira, batuque, suingue, muita alegria corporal. Acima de tudo, muita mensagem de conscientização sobre preservar o planeta, contrabando de animais silvestres, preservação das aves e do ecossistema. Queremos despertar a reflexão no público”, comentou.  “Queremos transmitir uma mensagem através da dança e do teatro sobre princípios e valores, mostrando que através da arte conseguimos ser pessoas melhores”, acrescentou Diego.

Janaína destacou ainda que, apesar da reflexão, o espetáculo mostra o lado alegre e bonito do Brasil. “O filme se passa no Rio de Janeiro, então os pontos turísticos estão ali, suas praias e seus moradores”.

Cerca de 120 bailarinos, entre crianças e adultos, devem participar de seis modalidades de dança. A Companhia Corpus promove festivais desde 2006, segundo Janaína. “O grupo já teve outros nomes, como Corpo Ativo, Corpos Ativos e Corpus Fitness. Desde 2006 estamos com a Companhia, amadurecendo, aprimorando e apresentando a superação do trabalho e das diferentes modalidades”, disse. “A nossa ideia como direção é a cada ano superar a nós mesmos, a cada espetáculo, também ajudando os bailarinos a se superarem”, completou Diego.

Diego comenta que o objetivo é apresentar um espetáculo em sua concepção de grandiosidade. “Procuramos levar um espetáculo que seja rico em informações, além da dança e do teatro, também uma mensagem que fique para o público. Em toda a equipe a ideia é impactar o público, que ele contemple o que assistir e saia da apresentação com uma informação que possa compartilhar. Entendemos que o mundo precisa de ferramentas para passar uma boa mensagem e que isso possar ecoar para outros”, avaliou.

Hoje a equipe de criação e coreografias é composta por mais duas professoras que atuam como professoras, são coreografas e bailarinas da companhia Corpus Dance. Além das aulas, elas também são responsáveis pelos grupos de dança infantil, juvenil e adulto. Segundo Diego, a professora, coreografa  e bailarina, Giovana Ribeiro, e a professora, coreografa e bailarina, Beatriz Lucas Pegolo são as porta-vozes em competições.

A riqueza teatral de Lençóis Paulista, na opinião de Diego, aumenta o desafio de apresentar um grande espetáculo. “Temos um teatro que é referência no Estado, e fazemos de tudo para usufruir o  máximo do espaço, tanto quem assiste, quanto quem produz . Queremos proporcionar que apoiadores e patrocinadores da cultura façam com que nossa comunidade entenda que este trabalho,  além da dança, conta com uma mensagem, que este ano, tem o contrabando de animais silvestres, que a gente sabe que acontece, mas temos que encontrar maneiras de que a prática deixe de existir”, concluiu.
Serviço: Avenida dos Estudantes, 405 – Bela Vista 2

(14) 99642-3110