Concerto Didático Jornada Musical, uma viagem pelo Brasil

SITE

Patrocinado pelo Centro Cultural Special Dog, espetáculo foi apresentado gratuitamente em três sessões, no dia 6 de novembro, no teatro Adélia Lorenzetti

 

Como funciona uma orquestra? Como é o papel de cada instrumento musical e como os músicos conseguem produzir, em conjunto, aquele som complexo e encantador, sendo que as partituras são diferentes? A maioria das pessoas, leigas em música, faz as mesmas perguntas nos bastidores. Maravilhadas com o som de uma orquestra, todos querem saber como é que a mágica acontece. Para responder a essa curiosidade das plateias é que os Concertos Didáticos foram criados. Em Lençóis Paulista, o ‘Concerto Didático Jornada Musical, uma viagem pelo Brasil’ foi apresentado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, no último dia 6 de novembro.

Essa foi a primeira vez que o Concerto Didático do Centro Cultural Special Dog se apresenta em Lençóis Paulista. Um evento gratuito, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº8.313/1991).

Segundo seus produtores, a apresentação é feita sob medida, para apresentar as crianças, adolescentes e estudantes de música, como é que uma orquestra funciona.

O Centro Cultural Special Dog abraçou essa ideia educativa para instigar, de maneira lúdica, esse  aprendizado cultural. A primeira produção aconteceu em 2017, e a partir de 2023, um novo concerto foi preparado para novamente surpreender o público. Essa nova versão recebeu o nome de Jornada Musical – Uma viagem pelo Brasil.

Com a direção do Maestro Eduardo Augusto, o Concerto Didático contou com a participação dos instrumentistas da Orquestra do Centro Cultural Special Dog, além da participação de alunos do Coral do Centro Cultural e de dançarinos do corpo de balé municipal de Santa Cruz do Rio Pardo.

Segundo Reynaldo Puebla, diretor cênico do concerto, tanto a orquestra quanto os dançarinos cumpriram a proposta de contar um pouco o que é a música brasileira. “Tanto no aspecto lúdico, quanto popular. Podemos dizer que regente e instrumentistas conseguiram passar sua mensagem de qual é o papel de cada um dos componentes da orquestra. Cumprimos nosso papel de dar um pouco de arte para a plateia e, principalmente, de educação”, comentou.