USO DE VISCOSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE OSTEOARTRITES E TENDINITES

SITE

A prática esportiva, tanto de atletas profissionais como amadores, vêm resultando em crescente número de lesões musculoesqueléticas, tanto  lesões agudas decorrentes de eventos traumáticos, como as lesões crônicas das articulações e tendões, decorrentes do uso excessivo ou microtraumas repetidos.

Todas as articulações e tendões dos atletas podem ser acometidos por lesões, alguns deles com mais frequência em relação à atividade esportiva peculiar. Enquanto o número de praticantes aumenta, a prevalência de lesões esportivas que acometem o sistema musculoesquelético também cresce e constitui um problema desafiador. Tais lesões podem ser um fator limitante de atividades de lazer com um impacto substancial na qualidade de vida.

Entre as tecnologias emergentes para aprimorar e acelerar a cicatrização tecidual, uma abordagem biocompatível e de baixo custo envolve a viscossuplementação com ácido hialurônico (AH). Adicionar o fluido sinovial com HA é um procedimento seguro e eficaz no manejo da Osteoartrite (OA). Recentemente, resultados encorajadores também foram relatados no tratamento de distúrbios tendinosos O objetivo da terapia de viscosuplementação é duplo: primeiro, tentar obter um processo de cura fisiológico e, se possível, completo e, segundo, diminuir o tempo de recuperação.

As principais patologias com indicação do uso de viscosuplementação são: entorse de tornozelo, osteoartrite  da primeira articulação metatarsofalângica e metacarpofalângica, bursite subacromial,  capsulite adesiva, lesões do tendão do manguito rotador; epicondilite lateral, osteoartrite do joelho e do quadril.

O uso de AH pode ser recomendado como terapia de primeira linha, ou quando corticosteroides e anti-inflamatórios não esteroides são ineficazes, contraindicados ou mal tolerados. A viscossuplementação reduz significativamente a dor dentro de 3 meses, e esse efeito benéfico pode ser mantido a longo prazo (12 a 18 meses). A função articular melhora e, portanto, os pacientes podem voltar rapidamente às atividades esportivas. Quando a terapia é realizada por médicos adequadamente treinados, a viscossuplementação é um procedimento seguro, sem nenhum efeito colateral sistêmico ou local, excluindo a possível dor da injeção e a sensação de peso por algumas horas / dias após o tratamento.