Vacinas são importantes

SITE

De acordo com a veterinária, Amanda Ranzani, elas previnem doenças graves que podem levar à morte dos animais

 

Assim como para os seres humanos, as vacinas são muito importantes para preservar a saúde dos animais, como explicou a médica veterinária Amanda Ranzani, já que elas previnem doenças graves que podem afetar os pets. Por isso, no mês em que é comemorado o Dia do Médico Veterinário, a doutora Amanda ressalta a importância de manter a carteira de vacinação dos pets sempre em dia.

“A vacina tem um grande papel na saúde do animal, com ela protegemos os animais de várias doenças infecciosas, que podem deixar sequelas e até levar a óbito o animal”, alertou a veterinária, que destacou ainda como deve ser o cronograma de vacinação. “Os cães iniciam a partir dos 45 dias e os gatos a partir dos 2 meses de idade. Nos cães são 3 doses de v10 com intervalo de 21 dias entre elas, e nos gatos são duas doses com intervalo de 21 dias”.

Entre os cães, as principais ou mais graves doenças que passam a ser evitadas com a vacinação estão, de acordo com a médica, cinomose, parvovirose, parainfluenza, leptospirose, coronavírus (não é igual ao humano). “Todas  são preocupantes, mas a cinomose é a pior, pois afeta o sistema respiratório, sistema digestório e neurológico, é é de difícil tratamento”, ressaltou.

Entre os gatos, as principais vacinas são a V5, que protege contra rinotraqueite, panleucopenia, felv e clamídia, e a V4, que protege contra todas as doenças, menos contra a felv. “Quando vacinar o gato temos que fazer teste FIV e FELV, pois são duas doenças comuns em gatos que não tem cura, mas contam com tratamento. Quando fazemos esse teste, escolhemos qual vacina o gato vai receber, V4, quando há diagnóstico positivo para FELV, ou V5 em animais negativos para a doença. Infelizmente, ainda não contamos com uma vacina contra FIV”, explicou.

Em cães e gatos é obrigatório também a vacina contra a raiva, lembrou Amanda, e entre os cães, é preciso aplicar a vacina contra gripe e giárdia. “Todo ano precisamos fazer um reforço de todas as vacinas”, conclui.

 

Toxocoplasmose

Outro esclarecimento dado pele veterinária é quanto à notícia falsa de que gatos transmitem toxocoplasmose diretamente para mulheres grávidas. “Um grande mito existente é que grávidas podem pegar toxoplasmose em contato direto com o gato. Isso não existe. A grávida terá risco apenas se tiver contato direto com as fezes de um animal contaminado, como ela também tem risco com água e alimentos contaminados”, alertou.

 

Dia do Médico Veterinário – 9 de setembro

O dia 9 de setembro é a data escolhida para homenagear os profissionais que cuidam da saúde dos animais, e de forma indireta, também da saúde dos humanos, pois são responsáveis pela prevenção de doenças que podem atingir as pessoas, vindas dos animais.

Além do trabalho de evitar e tratar doenças entre animais domésticos, os veterinários também cuidam de animais silvestres e rebanhos, auxiliam na indústria de produtos para animais e no manejo e conservação de espécies, e também acompanham a cadeia de produção de alimentos de origem animal, como leite e a  carne, para garantir a qualidade e segurança alimentar.